Inscrições abertas!
OFICINA 01 - Narrativas Visuais e Pesquisa Social: o lugar das imagens no texto científico.
A proposta tem como objetivo desenvolver um olhar qualificado sobre o uso das imagens, sobretudo da fotografia, no texto cientifico. Refletindo do ponto de vista teórico e prático, a oficina pretende abordar os usos da imagem no campo das ciências sociais.
Proponentes:
George Wilson F. Vieira (Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Estuda imagens e narrativas imagéticas no contexto social e antropológico)
Thiago Z. Carminati (Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri, Graduado em Ciências Sociais (UFES), Especialista em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) e Doutor em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ. É pesquisador do Núcleo de Experimentação em Etnografia e Imagem (Nextimagem - PPGSA/UFRJ) e do Núcleo de Estudos Regionais (NERE/URCA).
OFICINA 02 - Cultura e Patrimônio Cultural
Patrimônio cultural é algo vivo que exige reflexões educativas valorando a história e a memoria daquilo que e considerado público. Educação patrimonial como mecanismo de “alfabetização cultural”, levando o indivíduo a compreender o espaço sociocultural no qual está inserido é um processo que leva esforço individual e coletivo segundo Horta (1999). Assim, a proposta da oficina é oferecer aos participantes a oportunidade de um trabalho em conjunto visando trazer a reflexão através do recorte histórico, sociológico e antropológico perspectivas que debatam patrimônio cultural, junto a exploração de dados empírico na cidade de Crato-CE, a fim de (re) pensar obras que passam de geração para geração.
Proponentes:
Mateus Pinheiro (Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA, membro do Instituto José Marrocos de Pesquisa e Estudos Sócios culturais – IPESC. Estuda o tempo e as narrativas construídas em torno dos romeiros de Juazeiro do Norte;)
Joana Bezerra (Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA, bolsista de Iniciação á Docência –PIBID CAPES. Estuda as práticas históricas e socais que envolvem os corpos, no âmbito de gênero considerando os aspectos históricos.)
Inscrições abertas!
MINICURSO 01 - Pesquisa científica pra que te quero? *CANCELADO*
Abordaremos, neste minicurso, a importância da pesquisa científica, desmistificando a ideia que paira nas Universidades de que a pesquisa científica não é para todos, mas apenas para poucos “estudantes iluminados” (leia-se: bolsistas). Falaremos também sobre o curriculum lattes, normas da ABNT e escrita científica.
Proponente (s):
Alana Maria Brito Lucas (Especialista em Direito Penal e Criminologia (URCA), Bacharel em Ciências Econômicas (URCA), Graduanda em Direito (URCA), com experiência em docência como Professora Substituta do Curso de Ciências Econômicas (URCA) de 2007 a 2010)
Jardel Pereira da Silva (Especialista em Políticas Públicas (UECE) e Direitos Humanos (UFCG), Graduando em Direito (URCA), Professor na Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos da UFCG – GEPDIH)
MINICURSO 02 - Sociedade, Pornografia e Masculinidades. *CANCELADO*
Um filme sobre sexo nunca é exatamente um filme sobre sexo. Quer dizer, uma narrativa fílmica cuja centralidade da ação se dá a partir da construção e apresentação explícita do sexo (um filme pornô) evoca uma série de questões sociais, culturais, históricas, econômicas e políticas que dão materialidade aos corpos sexualizados e ao sexo praticado por estes corpos e que expõem as formas normatizantes (e também os limites subversivos) de determinada(s) sociedade(s) em organizar os corpos e suas subjetividades. Neste sentido, o espaço do pornô é, ao mesmo tempo, um terreno fértil para a subversão performática de normas e práticas reguladoras das identidades de gênero e de sexualidade, mas também para a reiteração de regimes de visibilidade e invisibilidade e para a reafirmação de ideologias e aprendizagens de gênero e de sexo que impactuam a identidade e o self dos intérpretes nas narrativas sexuais e dos consumidores deste segmento cinematográfico. Tendo isso em vista, o workshop pretende - baseado nas teses de David Le Breton, Dominique Mangueneuau, Javier Saez, Jorge Leite Jr., Judith Butler, Maria Elvira Diaz Benítez, Susan Sontag, Michel Foucault, Nuno César Abreu, Paul Beatriz Preciado, R. W. Connell, Teresa de Lauretis, (dentre outrxs autorxs) - incentivar um debate sobre o que é a masculinidade e como este conceito, próprio das sociedades influenciadas pelas culturas européia e estadunidense, influenciam direta e indiretamente a constituição das práticas sexuais e cotidianas dos diversos indivíduos que compõem a tessitura social contemporânea.
Proponente (s):
Júnior Ratts. (Escritor, Artista Visual, Especialista em Artes Visuais e Performáticas pela Universidade do Algarve (Portugal), Tecnólogo em Artes Visuais (Vila das Artes/ Instituto de Cultura e Arte – ICA), Bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo, Mestre em Comunicação (UFC), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS))
MINICURSO 03 - Possíveis Escutas Musicais nas Ciências Sociais
Este minicurso pretende discutir perspectivas sociológicas e antropológicos que evidenciem a possibilidade de se compreender os fenômenos artísticos, em especial o musical, na modernidade, em articulação com outras áreas das ciências humanas. Assim, este painel teórico será relacionado com pesquisas de pós-graduação, já concluídas ou em desenvolvimento, realizadas pelos proponentes deste minicurso. Desta forma, serão apresentadas possibilidades de pesquisas que abordem a música não apenas dentro de uma perspectiva contextualista, mas também articuladas aos aspectos formais desta arte, procurando tensionar a relação entre forma e conteúdo na tentativa de não reduzir uma à outra, evidenciando o valor gnosiológico da arte musical para o entendimento de processos sociais específicos e os mais gerais.
Proponente (s):
André Álcman O. Damasceno (Doutor em Sociologia pela UNICAMP e Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (URCA))
Amanda Priscila Souza e Silva (Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pernambuco PPGAS - UFPE)
MINICURSO 04 - Histórias e Culturas indígenas: a presença indígena no Nordeste
O minicurso foi pensado pela necessidade da construção de um Currículo Intercultural, que venha a materializar no âmbito educacional o ensino efetivo das histórias e culturas indígenas, previsto na lei 11.645/08. Propomos uma reflexão sobre a temática da história das culturas indígenas, tomando como base os povos do nordeste. Durante nossa abordagem destacamos a importância da conjugação de dados e métodos de vários campos disciplinares como a antropologia, história, sociologia e direito. O objetivo central desse minicurso é disseminar conhecimento acerca dos povos indígenas do nordeste a profissionais da área da educação que ensejem romper com o barreira do preconceito que estigmatizam as comunidades indígenas. Discutir as principais questões que permeiam a presença indígena no nordeste e sua relação ao contexto nacional a ver território, educação e saúde. Procurando perceber como os indígenas envolveram-se de forma ativa ao longo da história do Brasil e se encontram suplantados na sua biografia pelas narrativas hegemônicas.
Proponente (s):
Frances Marina Alves da Cunha (Mestranda do Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE). Graduada em Ciências Sociais com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE/UFPE) e do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidades, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (NECA-GE– UFCA/UNILEÃO/URCA/FJN)
MINICURSO 05 - A perspectiva do vadiar sociológico: as possibilidades da pesquisa e da intervenção
Esse mini-curso pretende cotejar experiências metodológicas possíveis nas Ciências Sociais, problematizando o papel do cientista na sociedade. Debater sobre os limites do conhecimento e as possibilidades de intervenção é um objetivo permanente na proposta. Autores que vão desde os clássicos da Sociologia até a Antropologia Contemporânea vão passear pelo nosso dia, contudo a proposta é muito mais vivencial que teórica. Como ingrediente diferenciado para a experiência, o documento “A Sociologia como um esporte de combate” será exibido e debatido pelos participantes.
Proponente (s):
Márcio Renato Teixeira Benevides (Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Ceará e professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri. Estudos relacionados com o mundo do trabalho e as juventudes urbanas contemporâneas.)